quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dicas para um casamento perfeito

A programação da cerimônia deve receber mais atenção que a festa ou recepção do casamento, pois envolve vários itens e pode gerar algumas preocupações.
Nesse artigo você vai conferir algumas dicas para tudo dar certinho em sua cerimônia, e o seu grande dia sair perfeito.
Começando a planejar: Comece sempre com antecedência, mesmo que falte muito tempo. Aconselho os noivinhos a se agilizarem! Primeiramente os dois precisam conversar bastante, e a noiva precisa dar espaço ao noivo para opinar e sugerir, pois ele é uma pessoa muito especial que também faz parte desse momento tão feliz e importante.
Data do Casamento: Esse é um dos primeiros detalhes que o casal deve se preocupar, pois marcar a data do casamento é de suma importância, obviamente, para que os noivos tenham tempo de se planejar e finalizar todos os preparativos a tempo. Assim você já consegue ir planejando o estilo e o local da cerimônia.

Estilo do Casamento: Assim que marcar a data do casamento o casal deve conversar e escolher o estilo da cerimônia e da festa, para então começar a procurar o local adequado, decorações e outros detalhes. O casamento pode ser casual, moderno, glamuroso, tradicional, diferente, na praia, no campo, etc.

Número de convidados: Após a escolha do estilo do casamento, os noivos precisam começar a fazer a primeira lista de convidados, após ter uma lista base, eles podem ir acrescentando ou diminuindo convidados. Sabendo o número de convidados já fica mais fácil para começar a organização da cerimônia e outros detalhes, como que comida servir, se você vai precisar alugar cadeiras ou louça, entre outros detalhes.

Local do Casamento e Festa: Apartir da escolha do estilo do casamento e obtendo um número aproximado de convidados, o casal pode começar a pesquisar locais que sejam adequados a essas características. O casal precisar conversar e decidir se querem a cerimônia e festa no mesmo local, ou a carimônia na Igreja e festa no salão.

Contratar ou não uma Cerimonialista? É sempre bom ter alguém para ajudar nos preparativos pré-casamento e também no dia, por isso é bom optar por um profissional. Os preparativos para o casamento consomem muito tempo e podem gerar muita ansiedade na noivinha, pois você tem que lidar com diversos fornecedores diferentes e deve dedicar um bom tempo para tudo isso, e o cerimonialista ou assessor está ali para te ajudar e auxiliar, entrando em contato com fornecedores, marcando e conduzindo reuniões, e principalmente, organizando e auxiliando na hora da cerimônia.
Conforme começamos a pesquisar valores e serviços vamos percebendo que casar não é muito barato, e nem todos podem ou conseguem contratar um profissional para fazer a cerimônia. Uma das soluções é conversar com os familiares e eleger alguém para dar este auxílio, mãe, irmã, madrinha, a melhor amiga, todas podem ajudar um pouquinho, e muitas vezes elas não veem a hora de colocar a mão na massa, pois toda mulher adora os preparativos de casamento. Uma pode ajudar a orçar fornecedores, a outra pode ficar responsável pela confirmação dos convidados, e no fim, você está com uma equipe formada.

    Reservar lugares na Cerimônia?
  • Cerimônia na Igreja e Recepção em outro local - Se a cerimônia acontecer na igreja, você pode deixar as primeiras fileiras reservadas para os pais, avós e familiares, e no restante dos lugares os convidados podem sentar livremente. Após a cerimônia, no salão ou local da recepção onde o jantar ou coquetel for servido, você pode optar por reservar ou não os lugares, para ter uma melhor organização é sempre bom reservar.
  • Cerimônia e Recepção no mesmo local – Hoje em dia muitos casais fazem a cerimônia e a recepção/festa no mesmo local. Essa opção é muito interessante, pois, após a cerimônia, os convidados não precisam se deslocar para outro local e fica mais cômodo. Quando o casal escolhe esta opção é interessante reservar os lugares, desse modo tudo fica mais organizado, e o convidado chegando ao local já sabe onde será sua mesa. Para os casais que não gostam dessa ideia, e preferem que os convidados fiquem mais livres, e decidam onde sentar, eles podem deixar somente as mesas dos familiares reservadas, assim podem deixá-los em um lugar mais especial, mais pertinho deles.
  • Como reservar a mesa: É muito simples reservar e dirigir os convidados para a mesa, só é necessário seguir algumas instruções:
    1. Numere as mesas com plaquinhas, elas podem serguir o mesmo padrão dos convites ou as cores da decoração;
    2. Deixe uma prancheta com a lista dos convidados para o organizador da festa.
    3. Conforme os convidados chegam o organizador confere o nome na lista e o número da mesa, e encaminha o convidado para mesa.
  • Dica 1: Quem faz a montagem das mesas (quem senta em cada uma) são os noivos, por isso é interessante pensar em deixar as pessoas mais próximas juntas. Todos nós gostamos de sentar com quem conhecemos.
  • Dica 2: Quem decide se os lugares serão reservados ou não são os noivos, se não quiserem por algum motivo, ou acharem a opção formal demais, isso não é obrigatório. O casamento e um dia especial e deve ter a nossa cara, o nosso jeitinho.
Driblando o nervosismo: Procure relaxar e dividir as tarefas, muitas vezes queremos fazer tudo, ver todos os detalhes, e acabamos nos sobrecarregando. Ser noiva é bom, mas temos que ficar atentas para não passarmos da conta e ficarmos estressadas ou até doentes. Divida as tarefas, peça ajuda a familiares e principalmente ao noivo. Assim nem tudo fica concentrado em você.

É o seu dia Descanse no dia do casamento, no final, tudo sempre acaba perfeito e lindo e nos estressamos sem motivo. Curta seu dia de noiva, sua preparação, e dirvirta-se na festa. O mesmo conselho vai para o seu noivo, incentive-o a tirar o dia para ele, dormir, comer, e se preparar, pois esse dia é para ficar na memória.
Com essas dicas você já pode começar a organizar seu casamento, tudo com calma e sem presa, fazendo deste momento algo prazeroso.
Fonte: Noivas e etc.

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